Sindifrigo parabeniza trabalho do novo ministro da Agricultura e Pecuária

O presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo MT), Paulo Bellincanta, parabenizou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, após o anúncio nesta quarta-feira (18), da habilitação de 11 plantas frigoríficas para a Indonésia, além da possiblidade de derrubada da suspensão da exportação de três plantas para a China.

“Começamos o ano com o pé direito. Carlos Fávaro trouxe ótimas notícias para o agro brasileiro. Fruto de um trabalho iniciado na gestão anterior, porém reflexo da credibilidade do atual governo. São ações nas quais podemos perceber que o mundo acredita no Brasil”, pontua Bellincanta.

O dirigente sindical também afirma que, “o presidente Lula, ao trazer para o ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, um nome com profundo conhecimento do agro, além da bagagem política, garante uma força motora ao setor que tem sustentado o país nas horas mais difíceis. Ainda que tenhamos dificuldades, o Brasil é hoje uma exceção na economia mundial e será o agro que nos conduzirá ao sucesso diante dos contratempos atuais.”

O Brasil estava desde 2019 sem habilitar novas plantas frigoríficas para a China. A possibilidade de retirada da suspensão é para uma empresa de abate de bovinos e duas de aves, que estavam com as exportações para a China suspensas desde 2022.

No caso da Indonésia, todas as novas habilitações são para plantas bovinas.

Também foi anunciada a primeira abertura de mercado registrada pelo Brasil em 2023, que é a de algodão em pluma para o Egito.