Preço da carne deve se estabilizar em breve

As confraternizações de fim de ano devem ficar mais caras em 2019. As altas sofridas nos preços da carne nas últimas semanas devem se manter, mesmo com a proximidade da estabilidade da demanda chinesa.

“No momento tem uma ebulição de mercado de alguns pregando alta e outro falando que vai cair. Eu acho que o mercado deve regular o preço de R$ 180 a arroba, pois acredito que a tendência é ter preços a esse nível. Pode ser que em algum momento pode se elevar, mas não tem como se sustentar. Vejo que atingimos um pico tanto para arroba quanto para o consumidor final e por isso deve se estabilizar”, prevê Paulo.

Os reajustes nos preços da carne no atacado tiveram alta de quase 30% neste mês de novembro, ante o mesmo período de 2018. A consequência disso reflete no varejo. No balcão do açougue, consumidores se depararam com produtos que estão quase 40% caros do que o ano passado.

No varejo, o corte que mais sofreu com a alta foi a picanha. Em novembro de 2018 ela custava R$ 37,59 por quilo. Já no mesmo período deste ano ela é encontrada por R$ 52,28/kg nos açougues, o que representa uma alta de 39,08%. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A menor variação de preços neste período ocorreu no valor cobrado pela alcatra. O corte, que custava R$ 25,86/kg em novembro de 2018, hoje é vendido por R$ 29,15 (+ 9,47%). Independente da variação, a expetativa do setor é que os preços não voltem aos valores anteriores.

“Não sonhem mais com os preços de antigamente. Atingimos preços de até 40% mais caros e agora podemos pensar em uma linha curva de estabilidade, tendo como principal fator o esfriamento do mercado chinês”, alerta Paulo.