Nota Ofical Sindifrigo – Ministério da Agricultura

A diretoria do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo-MT) por meio desta nota ressalta que tem assistindo um esforço louvável por parte de nosso Ministério da Agricultura. Encabeçado pela incansável ministra Tereza Cristina, o ministério prepara um importante passo para modernização de nossa indústria frigorífica. A implantação de um sistema de autocontrole que exige maior responsabilidade da indústria. A aposta da ministra e do
ministério é um desafio na modernização de um sistema de inspeção. É a aposta no novo, no moderno, porque não dizer no ser humano.
Uma sociedade não evolui se não acreditar que pode ser melhor.
Precisamos de um Estado mais “leve” e portanto mais ágil, que possa cobrir um imenso vazio hoje existente de abates com precárias condições de sanidade ou mesmo sem nenhuma, nos abates clandestinos extremamente perniciosos à saúde humana.
Hoje o Brasil se perde em um emaranhado de regulamentos que amarram a produção industrial nas empresas formalmente constituídas, ao mesmo tempo que proliferam como satélites, centenas de abatedouros sem nenhum cuidado com doenças e boas práticas de produção, tornando-se verdadeiros atentados à saúde humana.
Enquanto nos perdemos em detalhes do excesso de regulamentos e diga-se, não estão ligados à questão de saúde, podemos afirmar que em paralelo prolifera uma “indústria” que nos envergonha e que não podemos mostrar ao mundo.
Vemos, neste momento, em empresas regulares, ferrenhos vigias de regulamentos e normas. Vigias apegados à fria escrita sem direito à análise de bom senso. Pior ainda, quando chamados à análise, esta se volta impreterivelmente contra a indústria. Condenações por suspeitas sem nenhuma base técnica. Uma enxurrada de autos de infração que a rigor poderiam mostrar ao mundo que nossas indústrias não estão preparadas para fornecer segurança alimentar.
Se por um lado assistimos isto de mãos amarradas, de outro, sobram exemplos de abates clandestinos que não condenam uma tuberculose, toxoplasmose ou uma cisticercose viva, sem falarmos da mínima condição de higiene com que manuseiam a carne.
Se vemos hoje estabelecido um conflito entre o certo e o errado, por outro, temos um cenário mais que positivo.
Temos um ministério da Agricultura do mais alto nível com fiscais federais exemplares e eficientes dignos de elogios, muitas vezes já reconhecidos por missões internacionais.
Temos ainda uma indústria com excelente estrutura física e com departamentos de controle de qualidade aptos a responderem aos mercados mais exigentes do mundo.
É dentro deste cenário positivo, com otimismo, que vemos hoje o ministério da Agricultura fazendo sua aposta na modernização.
A ministra Tereza Cristina responde com uma ação audaciosa e positiva à injusta dúvida a que o setor e o próprio ministério foram submetidos.
O Sindifrigo-MT ao mesmo tempo que busca o diálogo para os ajustes necessários a uma boa convivência entre indústria e ministério, quer parabenizar a iniciativa de coragem deste ministério.
Afinal são os dois juntos, indústria e ministério que podem elevar o conceito de nosso país, valorizando a pecuária como um todo, garantido a sanidade, mais empregos e riqueza para nossa gente.