(65) 3644-2809

contato@sindifrigo.com.br

R I, 105 - EDIF ELDORADO HILL,

Alvorada - Cuiabá, MT

MT exporta 711 mil toneladas de carne bovina, suína e aves para mais de 100 países

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As 39 plantas frigoríficas em Mato Grosso abateram 202 milhões de animais em 2022, entre bovinos, aves e suínos, perfazendo um total de 711 mil toneladas de proteína animal exportada para mais de 100 países. No caso da carne bovina, os embarques atingiram o maior patamar da série histórica, de acordo com o boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que se baseou nos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Governo Federal. 
Em Mato Grosso foram movimentadas 605,44 mil TEC (toneladas equivalentes em carcaça). Já em receita, foi alcançado cerca de 2,75 bilhões de dólares, o acréscimo foi de 59,31% no comparativo anual. Em função da mudança nos hábitos alimentares, a China se manteve com uma forte demanda pela proteína bovina e continuou na liderança do ranking das exportações mato-grossenses, cerca de 64,12% do que foi embarcado.
Os frigoríficos de Mato Grosso abateram em 2022 4,8 milhões de bovinos. Em relação ao ano de 2021, houve um incremento de 5,85% no número de bovinos abatidos, que foi de 4,7 milhões no acumulado do ano. Contudo, a indústria frigorífica trabalhou com 54,5% da capacidade, que pode atingir 8,8 milhões de animais por ano.
Para 2023, as projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) é de que as exportações de carne bovina cresçam acima da média mundial, projetada em 0,5%. O Brasil que exportou 2,3 milhões de toneladas, deve aumentar 3,5% o volume de 2022. 
Com um rebanho estimado de 32,6 milhões de cabeça, o maior do país, Mato Grosso deve ter o protagonismo na missão de aumentar o desempenho das vendas externas e alimentar o mundo. 
A China é o principal destino da carne mato-grossense, assim como Estados Unidos, Rússia e Egito. Os chineses compraram 388,8 milhões de toneladas do que foi exportado da proteína. 
*Aves e carne suína*
Em 2022 foram abatidos 3,2 milhões de suínos em Mato Grosso, sendo exportadas cerca de 21,5 mil toneladas de carne. Nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado, o volume exportado era menor do que um milhão de tonelada, passou a ganhar força no segundo semestre. 
A carne suína mato-grossense é exportada para pouco mais de 110 países, sendo o maior mercado consumidor a Hong Kong e China, além de Angola. 
Já em relação as aves, foram abatidas 194 milhões de cabeças e exportadas 84 mil de toneladas da proteína animal. Entre os principais destinos estão o Japão, Arábia Saudita e a China.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.