Frigorífico retoma os abates em MT

Frigoríficos retoma abate de bovinos em Mato Grosso após 6 anos de paralisação. Em dezembro deste ano, a planta localizada em Nova Monte Verde (a 968 km ao norte de Cuiabá) voltará a comprar e abater gado de 7 municípios da região.  A indústria era mantida pelo Grupo Arantes, que ingressou com pedido de recuperação judicial em 2009 e acabou interrompendo as atividades na localidade.

A unidade arrendada pelo Frigorífico Monte Verde Ltda, que investiu R$ 10 milhões no negócio. No auge das operações serão abatidos 600 animais por dia, antecipa o proprietário da empresa, Geremias Prado dos Santos. Para garantir a produção pela serão contratados 550 funcionário diretos. Maior demanda será para as funções de abate e desossa, detalha o empresário. “Nossa preferência é por mão de obra local. Já começamos a receber os currículos e as contratações terão início em novembro’’, informa.

No radar da empresa estão os mercados doméstico e internacional. Santos afirma que a região detém rebanho suficiente para garantir a utilização da capacidade total instalada da indústria. “Vamos começar com abate diário de 200 animais e iremos aumentar gradativamente’’. Pecuaristas dos municípios de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacás, Paranaíta, Juara, Cotriguaçú e Alta Floresta poderão vender os animais para abate na indústria. “O frigorífico ficou parado durante 6 anos’’, relembra santos.

Serviços de limpeza do pátio e reforma do prédio estão sendo realizados. “Irá gerar mais emprego para a população da região. A indústria ficou fechada muito tempo’’, reforça o presidente do Sindicato Dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Laticínios do Portal da Amazônia (Sintracal).

Com a reabertura do frigorífico, Mato Grosso terá 32 indústrias aptas à exportação, já que o Frigorífico Monte Verde detém documentação que permite comercializar a produção para fora do país, afirma Santos.

Fonte Jornal A Gazeta.