Representantes do Sindifrigo se reúnem com deputados estaduais de MT para discutir demandas do mercado da carne no Estado

A diretoria do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo MT), representados pelo presidente Paulo Bellincanta e Luiz Freitas (online), e Jovelino Borges, Jorge Brandão e Marcílio (presencial), se reuniram com os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco (DEM) e Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, na quinta-feira (08), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá.

A pauta do encontro foi para solicitar apoio na redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços nos frigoríficos de suínos, na operação interna, e interestaduais no prazo de seis meses. E também para solicitar a prorrogação da resolução 92/2021 CONDEPRODEMAT, do Prodeic, referente a carne bovina

De acordo com Luiz Freitas, “o atual cenário para o setor de carne suínae bovina é crítico, e a prorrogação é necessária para sobrevivência do mercado da carne”.

“A crise econômica impactou negativamente o custo operacional das indústrias, com restrições para exportações, mercado instável e elevado estoque de carne, tudo isso fez com que as indústrias e produtores acumulassem prejuízos, podendo levá-los à inviabilidade do negócio”, complementou Freitas.

A entidade está aguardando o parecer da Procuradoria Geral da República (PGE), para que  seja concedido o benefício de redução de ICMS.

Os parlamentares alegaram que já estão cientes da situação, e têm mantido uma conversa sobre o tema com o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (Democratas), e com a PGE, e em breve uma solução será apresentada.