Nota sobre a relação comercial entre MT e a China

Após a suspensão temporária das exportações de carne bovina para a China, é essencial que o setor busque o equilíbrio adaptando-se aos novos números do mercado. Adequações como redução da oferta de animais às indústrias, e a redução dos abates são imprescindíveis para amenizar prejuízos.
Neste momento temos uma produção de aproximadamente 250 contêineres semanais adicionados ao mercado interno.
Não é hora de acharmos culpados, tão pouco de fazermos acusações.
Não podemos desvalorizar nossos produtos.
A lei da oferta e procura não é como medida provisória em que se coloca emendas, perde validade ou se aprova com, ou sem ressalvas.
Não será possível equacionar em pouco tempo este volume de produtos. Haverá uma perda de valores, que esperamos momentânea, até que o mercado encontre equação para este volume excedente.
Todos perdemos, isto é fato. Minimizar este prejuízo e sairmos dele é nossa primeira tarefa.
Entendemos a paralisação momentânea nas compras como ocorre do outro lado nas vendas, porém é urgente a busca do equilíbrio e a volta ainda que gradual da atividade.
Se por um lado se busca o equilíbrio e bom senso sem tirar proveito de uma situação, por outro seria irresponsabilidade pedir às empresas que trabalhem com prejuízos.
O Sindifrigo/MT conclama as empresas que representa para a busca do equilíbrio, da serenidade e do bom senso.
Só o trabalho em conjunto entre produtores e indústria poderá restabelecer em alguns dias o equilíbrio do setor ainda que os preços estejam nas mãos do mercado e não nas mãos das partes.

Paulo Bellincanta – presidente do Sindifrigo-MT