MT lidera expansão nos abates

Os produtores brasileiros abateram 8,04 milhões de cabeças de bovinos no 2° trimestre de 2019, aumento de 1,4% em relação ao 1° trimestre. Em relação ao 2° trimestre do ano anterior, os destaques foram os aumentos em Mato Grosso (+257,03 mil cabeças), Mato Grosso do Sul (+99,22 mil cabeças), São Paulo (+45,03 mil cabeças), Rondônia (+28,18 mil cabeças), Santa Catarina (+12,63 mil cabeças) e Bahia (+6,43 mil cabeças). Mato Grosso manteve a liderança no abate de bovinos, com 17,8% do total nacional seguido por Mato Grosso do Sul (11,4%) e São Paulo (10,1%).

Os dados são das pesquisas trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgadas nesta quinta-feira (12), pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o 2° trimestre de 2018, houve crescimento de 3,5% 26,55 mil cabeças a mais no país, impulsionado por altas em 17 das 27 unidades da Federação. As reduções mais intensas ocorreram em Goiás (-73,78 mil cabeças), Rio Grande do Sul (-64,30 mil cabeças), Pará (-63,68 mil cabeças) e Maranhão (-13,97 mil cabeças).

Frangos

O país registrou o abate de 1,42 bilhão de cabeças de frangos no 2° trimestre, queda de 0,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o 2° trimestre, queda de 0,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o 2° trimestre de 2018, porém, houve crescimento de 3,4% impulsionado por uma base de comparação mais baixa, devido à greve dos caminhoneiros ocorrida em 2018. No 2° trimestre de 2019 foram abatidas 47,3 milhões de cabeças de frangos a mais do que em igual período do ano anterior, com avanços em 15 dos 24 estados pesquisados.

Os destaques foram os aumentos no Paraná (+37,71 milhões de cabeças), Santa Catarina (+17,57 milhões), Goiás (+11,4 milhões), Minas Gerais (+3,93 milhões), Mato Grosso (+1,02 milhão) e Pará (+940,18 mim).

(Com Agência Estado)