Indústrias de carne bovina mato-grossenses querem ampliar as vendas à China

Atualmente apenas 1 frigorífico no Estado exporta ao país e a expectativa é que, além da unidade da JBS em Barra do Garças, outras 15 acessem esse mercado em breve.

Juntamente com outras 84 empresas frigoríficas do país, elas submeteram a documentação ao órgão responsável pela habilitação da exportação daquele país.

Outro passo dado para estreitar a relação é a participação de empresários e representantes do setor da Sial China 2019, classificada como a maior feira de alimentos do mundo, realizada em Shanghai. O grupo desembarcou dia 11 na cidade.

Os frigoríficos de Mato Grosso exportam 7,8 mil toneladas de carne bovina ao chineses no 1° quadrimestre. Esse volume de vendas movimentou US$ 36.2 milhões e representou 10% dos US$345 milhões provenientes de toda a exportação de carne bovina mato-grossense no período. Em 2018, o gigante asiático desembolsou o equivalente a US$ 143,7 milhões com a importação da proteína, equivalente a US$ 12% do total exportado pelo Estado ao longo do ano, segundo o Instituto Mato-grossense da carne (Imac).

Se somado ao que foi comercializado para Hong Kong- que possui política de importação diferenciada da China a receita anual com os embarques de carne bovina para os 2 destinos alcançou US$374,8 milhões.

Em novembro passado, técnicos do governo chinês visitaram indústrias brasileiras de carne, mas não formalizaram a ampliação do número de unidades habilitadas.

A guerra comercial travada entre os Estados Unidos e a China amplia as oportunidades de negócios para Mato Grosso, já que o país asiático é o principal parceiro comercial do Estado.

Outro problema que afeta a China mas pode favorecer as exportações de carne Mato-grossense é a disseminação da peste suína clássica naquele país, que tem reduzido o número de animais.

Fonte: Jornal A Gazeta