Frigoríficos unificam protocolo contra Covid-19

Estamos conscientes de que não serão leis ou protocolos que impedirão a proliferação do vírus, e que precisamos buscar nosso máximo na prevenção e retardamento do mal, além disso, sabemos que a ciência não conhece ainda os métodos para barrar e tão pouco para se prevenir (vacina) contra este vírus.
Com algumas discordâncias, que poderemos superar, acreditamos em uma evolução junto com as áreas da saúde, com as autoridades em geral.
Se a ciência conflita em tomadas de decisões, não seremos nós da indústria que teremos a solução definitiva para este mal que assola a humanidade.
De nossa parte queremos somar esforços, e são mais que bem-vindas as advertências e ajuda das autoridades constituídas.
Em março deste ano, no início desta pandemia, que assola o todos, as empresas frigoríficas implementaram um protocolo destinado à prevenção e orientação aos seus colaboradores.
Aos primeiros sintomas que a pessoa apresente, ela é isolada e fica em casa, independente do tempo que se leva para saber o resultado dos exames
Em hipótese alguma há doentes ou suspeitos da doença trabalhando nas indústrias.
Por isso, os protocolos internos são atualizados com frequência, cumprindo à risca as orientações do Ministério da Saúde, da OMS e mais recentemente aquelas contidas na Portaria Conjunta nº 19, de 18 de junho de 2020, do Ministério da Economia e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.
Foram preciosas as ajudas vindas de autoridades públicas, como a “busca ativa”, as divisórias físicas, o isolamento de contattante e outras além das barreiras iniciais que foram sendo acrescentadas às ações das empresas. As indústrias se tornaram locais de aprendizado e orientação de pessoas.
Palestras e orientações de prevenção extrapolam os limites das fábricas e se preocupam com o indivíduo em seu lar. Orientações para o convívio familiar e social com apoio a familiares, e inclusão na cesta básica de material como água sanitária, já fazem parte da nova rotina das indústrias, além de oferecer informações que não aparecem na mídia ou nas redes sociais.
Hoje a transmissão é comunitária em todas as localidades, e isto exige muito mais daqueles que se preocupam com a prevenção.
Importante ressaltar que a indústria frigorífica de bovinos no estado possui 31 empresas com inspeção federal e 11 com inspeção estadual, empregando mais de 26 mil colaboradores diretos, e outros 30 mil indiretos.
Por fim nosso compromisso com a saúde dos colaboradores, clientes e comunidade local, sendo um dos primeiros setores da economia a implantar rigorosas medidas de prevenção.

Confira em nosso site o protocolo da indústria frigorífica do estado.
www.sindifrigo.com.br
Stephanie Romero – assessora de imprensa