Fiesp prevê aumento de 1,4% no consumo de carne bovina no Brasil

Fiesp prevê aumento de 1,4% no consumo de carne bovina no Brasil

Projeção do Departamento do Agronegócio da Fiesp leva em consideração cenário de equilíbrio fiscal e de efetivação das reformas econômicas

O consumo brasileiro de carne bovina deve registrar crescimento de 1,4% em 2019, segundo aponta Departamento do Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em estudo divulgado nesta quinta-feira. A projeção leva em consideração um cenário de equilíbrio fiscal e da efetivação das reformas econômicas. O estudo, intitulado “Outlook Fiesp 2028 – Projeções para o Agronegócio Brasileiro”, traça um panorama do setor para a próxima década e aponta que o Brasil deve registrar “ganho de participação no mercado mundial entre as principais commodities que produz e exporta”. O desempenho estimado para as carnes (bovina, suína e de frango) em 2019 sobre 2018 é de incremento na produção de carne bovina (+1,8%), carne de frango (+2,0%) e suína (+2,3%). O consumo doméstico deverá ter aumento de 1,4% para carne bovina, 1,4% para carne de frango e 1,7% para suína. Roberto Betancourt, Diretor do Deagro, destaca, contudo, que essas projeções podem sofrer influências de ameaças de curto prazo, como a incerteza quanto à questão do tabelamento do frete e o fim do convênio 100 do ICMS em abril deste ano. O convênio reduz o ICMS sobre os insumos agropecuários desde 1997. “Para as projeções, partimos da premissa que essas ameaças serão resolvidas de forma satisfatória no horizonte projetado”, explica.