(65) 3644-2809

contato@sindifrigo.com.br

R I, 105 - EDIF ELDORADO HILL,

Alvorada - Cuiabá, MT

Exportação brasileira cresce 56,8%

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

China é a principal compradora dos produtos de Mato Grosso e responde por 35,7% dos envios no 1° quadrimestre, com negócios de US$ 1.91 bilhão. Em 2018, o gigante asiático ficou com 33,5% das exportações com US$ 5,42 bilhões. A soma é quase a mesma do total exportado por Mato Grosso até abril deste ano.


A relação com o país chinês pode ser estremecida, na visão do economista Vitor Galesso, como consequência do posicionamento do governo federal brasileiro com o mercado externo.


“Temos que separar negócios do governo. Temos que ter clareza que os negócios são feitos pelas empresas. Nesse sentido, quanto mais independente for a posição do governo da visão ideológica, melhor”, avalia.
Galesso diz que a China continuará comprando do Brasil porque existe demanda pelos produtos da alimentação básica, como a soja.

Pontua, entretanto, que a postura do governo tem que ser diferente para garantir que este mercado não fuja para países produtores vizinhos produtores como Argentina e Paraguai. ” Na órbita internacional estamos vendo uma disputa entre Estados Unidos e China. É interessante que eles venham comprar do Brasil. Nosso mercado vai continuar crescendo nas exportações, se houver mudança nessa postura”.


O presidente do Sindifrigo/MT, Paulo Bellincanta, afirma que houve apreensão inicial com a posição do governo federal diante do mercado internacional. Agora, diz ele, as negociações têm sido melhor conduzidas pela gestão e pela ministra Tereza Cristina. “A prova é que a ministra está indo para a China está semana e o presidente deve ir em agosto. Essa demonstração do governo federal, de ir até lá, dá mais confiança na relação com a China”.

Fonte: Jornal A Gazeta

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.