BRF investe R$59 mi no Estado

Aporte financeiro é direcionado à ampliação da criação de aves e produção nas unidades de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum

Grupo BRF investe R$59 bilhões nas unidades de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, no norte mato-grossense. O aporte financeiro é direcionado à ampliação da produção industrial e dos aviários integrados.

Uma das maiores empresas globais de alimentos do mundo, a BRF prevê gerar dois mil postos de trabalho diretos até 2020 com o investimento. Atualmente são mantidos 8 mil colaboradores nas fábricas e nos sistemas integrados de produção. O plano de investimentos oi anunciado nesta quinta-feira (22) pelo presidente da BRF, Lorival Luz, após reunião no Palácio Paiaguás com o governador Mauro Mendes (DEM).

Este ano, a companhia direciona R$ 24 milhões para as unidades de Lucas do Rio Verde (354 KM ao norte de Cuiabá) e Nova Mutum (264 Km ao norte) para melhorias em processos produtivos. Outros R$ 35 milhões serão aportados no decorrer do próximo ano. Entre os projetos previstos estão a geração de energia a partir de biomassa, início da digitalização das linhas de produção e modernização da linha de suínos para a produção dos novos cortes com maior valor agregado, já lançados pela companhia recentemente, explica Luiz.

Com o plano de investimentos, a multinacional prevê fortalecer sua inserção no mercado internacional. Atualmente, em torno de 40% de sua produção são destinados a outros países, especialmente da Ásia e Oriente Médio, observa o governador Mauro Mendes. Durante a reunião, o presidente da BRF conversou com o governador sobre o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). Segundo Mendes, o executivo da companhia destacou a importância da restituição dos incentivos fiscais para conferir segurança jurídica aos investimentos privados planejados para Mato Grosso.

“A BRF estava contemplada no Prodeic, benefício que foi restituído . A participação da empresa neste programa de incentivos será definida até novembro”. Mendes lembrou que o arcabouço jurídico dos incentivos fiscais concedidos pelo Estado foram definidos com aprovação da Lei Complementar 63, de julho deste ano, pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). Luz enfatizou a importância de Mato Grosso para as operações da BRF, por ser um dos principais centros produtores da multinacional.

Segundo ele, caso seja confirmado o cenário de maior demanda externa por proteínas, a empresa estará pronta para aumentar em 30% a produção de frango e 20% a produção de suínos em Lucas do Rio Verde. Entre 2014 e 2018, a BRF investiu em torno de R$440 milhões nas duas unidades próprias em Mato Grosso. As fábricas possuem capacidade instalada de produção de 690 mil toneladas/ ano. A empresa mantém uma unidade arrendada em Nova Marilândia (192 Km a médio-norte), segundo a Associação Mato-Grossense de Avicultura (Amav).

Silvia Bazan- Jornal A Gazeta