Abate de bovinos tem alta de 8%

O abate de bovinos em Mato Grosso teve salto de 8% em 2019, na comparação com o ano interior. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea),  foram abatidos 3,220 mil animais de janeiro a julho, alta de 8,7% ante as 2,961 mil de 2018. O resultado foi crescente também em julho, 28% a mais que junho.

Por mês, são abatidas 460,1 mil cabeças este ano, número acima de 423 mil/mês no ano anterior. Até agora, janeiro e julho tiveram os melhores resultados. De acordo com Imea, que se baseia em dados do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), foram  511 mil cabeças abatidas em janeiro e 532 mil em julho.  O último mês, inclusive, apresentou crescimento e 28% sobre junho, quando foram 416 mil animais.

Segundo Imea, os esses valores estão próximos dos patamares de 2013, quando verificou-se recorde de abate de bovinos, principalmente de fêmeas. “Ademais, do total ofertado pelo Estado, 98,7% ficaram em Mato Grosso, totalizando 526,4 mil cabeças, enquanto que 6,5 mil foram enviados a outros estados (São Paulo e Rondônia). Contudo, para os próximos meses, com a intensificação da seca, a oferta de animais tende a ser mais restrita’’, avalia.

Paulo Bellincanta, presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas (Sindifrigo/MT), diz que o resultado positivo é resultado da cobrança para o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) sobre o boi que sai do estado. “O governo, ao criar o Fethab sobre a emissão de certificados, reteve um pouco de animais aqui. Além disso, o resultado tem melhorado. Estamos tendo oferta maior de animais, mas ociosidade nas indústrias abateria tem utilização média de 57,7% da capacidade instalada.

Por Jornal A Gazeta